Quiropraxia – Para Que Serve?

A quiropraxia é uma das áreas mais sintonizadas com o alinhamento e equilíbrio do corpo humano, sendo uma das terapias mais importantes para manter o bom funcionamento do nosso organismo.

Neste artigo, você vai compreender melhor sobre o que é a quiropraxia, onde ela pode atuar, seus objetivos e como encontrar uma clínica de quiropraxia que possa lhe oferecer um programa de tratamento eficiente e qualificado.

O que é quiropraxia?

É uma especialidade focada na saúde da coluna vertebral, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma técnica eficiente no tratamento de problemas relacionados aos músculos, tendões, ligamentos, articulações, ossos e demais composições importantes para o bom funcionamento biomecânico do corpo humano.

No Brasil, a técnica é reconhecida e representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia, que exige dos profissionais cursos específicos de formação ou até mesmo graduação técnica, que é oferecida por algumas instituições de ensino.

O programa de tratamento com quiropraxia busca tratar os distúrbios por meio da reorganização da postura com técnicas específicas, exercícios e manobras que possam restaurar as articulações e restabelecer o bom funcionamento do corpo.

Quais problemas a quiropraxia pode tratar?

A quiropraxia pode ser utilizada tanto como terapia preventiva como também tratar diversas condições relacionadas ao desalinhamento do corpo humano, sejam eles ocasionados por má postura, estresse, ansiedade e doenças diversas.

É importante ressaltar que se trata de uma terapia complementar, importante para potencializar os tratamentos convencionais e acelerar o processo de reabilitação.

Abaixo, listamos algumas das condições onde a quiropraxia pode atuar:

1 – Problemas relacionados à locomoção

A quiropraxia pode ser muito útil para combater os problemas de locomoção, principalmente quando aliada aos programas de fisioterapia, sendo uma excelente forma de fortalecer a coluna vertebral e o sistema nervoso, permitindo a recuperação de movimentos mais complexos e da mobilidade natural do corpo.

2 – Fibromialgia

A fibromialgia não possui uma cura, e costuma ser responsável por dores crônicas e intensas que atingem todo o corpo humano. A quiropraxia pode ser fundamental para combater de forma direta essas dores, ajudando para a manutenção de uma rotina mais saudável e sem incômodos ao paciente.

3 – Desvio de postura

A falta de postura adequada é um problema cada vez mais comum na rotina da população em geral. O posicionamento inadequado do corpo, seja utilizando o celular ou computador ou realizando trabalhos que exigem da mobilidade e equilíbrio de força, podem resultar em má postura, que encontram na quiropraxia uma ferramenta poderosa para a reeducação postural e redução dos problemas ligados a esse nocivo hábito.

4 – Hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser muito dolorosa aos pacientes, e nem todos os casos possuem indicação cirúrgica ou conseguem melhorar apenas com os tratamentos convencionais. As sessões de quiropraxia, por sua vez, podem ser tornar uma terapia eficiente para reduzir o desconforto causado. 

Em muitos casos, a redução da dor oriunda das sessões de quiropraxia permite que o paciente avance mais em outras terapias, como nos exercícios de fisioterapia que buscam fortalecer a região afetada pela hérnia de disco.

5 – Tensões musculares

O estresse e o dia a dia corrido podem ser responsáveis por tensões musculares que afetam nossa qualidade de vida, causando dores e desconfortos. A quiropraxia pode aliviar essas condições, equilibrando o organismo e relaxando toda estrutura muscular tensa.

6 – Dores na lombar, cabeça e pescoço

As dores nessas regiões, principalmente oriundos de má postura ou “mal jeito”, podem encontrar na quiropraxia uma ferramenta eficiente para combater o desconforto, atenuando os sintomas de dor e, por vezes, eliminando-os de forma definida.

7 – Acidentes e lesões esportivas

Atletas e pessoas que sofreram algum tipo de acidente também podem se beneficiar dos programas de reabilitação com quiropraxia, pois trata-se de uma terapia não invasiva e de baixíssimo impacto, importante como um tratamento complementar aos programas convencionais e no processo pós-cirúrgico (quando necessário).

8 – Problemas respiratórios

Muitas condições respiratórias, tais como a rinite e sinusite, costumam ter alguma ligação direta com o sistema musculoesquelético. Ao trabalhar o alinhamento da coluna vertebral através da quiropraxia, é possível que o paciente sinta a redução desse tipo de quadro.

9 – Problemas menstruais

O ciclo menstrual pode ser doloroso para algumas mulheres, que sofrem com cólicas, dores musculares, de cabeça e até mesmo fadiga excessiva. Com a quiropraxia, os pacientes podem prevenir e reduzir esses episódios através de um programa bem planejado.

Como escolher uma boa clínica de quiropraxia?

Para encontrar uma clínica profissional de quiropraxia, é importante que você faça uma pesquisa detalhada e busque por locais que tem uma preocupação em identificar o problema do paciente e que objetivam estruturar um programa de reabilitação otimizado para o seu caso específico. Leia aqui sobre os Benefícios da Quiropraxia
Lembre-se de sempre conversar com todos e tirar as dúvidas que tiver sobre o seu caso e como a quiropraxia pode atuar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.