Os Principais Benefícios da Quiropraxia

Em tempos de home office e longas jornadas sentado ou em posições maléficas para o corpo, muitas pessoas sofrem com a coluna, pescoço e articulações. A quiropraxia surge, então, como uma ferramenta complementar para auxiliar no combate a esses sintomas. Neste artigo, vamos compreender quais os benefícios da quiropraxia e como ela pode atuar.

Benefícios da quiropraxia

A quiropraxia reúne o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversos problemas do sistema neuro-esquelético. Em outras palavras, ela atua como um tratamento complementar para problemas relacionados às articulações, tendões, nervos, músculos e outras estruturas importantes para o corpo humano.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios e vantagens da quiropraxia. Confere:

1 – Resultados ágeis

Uma das vantagens mais importantes dessa terapia é sua agilidade no combate à dor e aos incômodos. Ainda que seja importante estruturar um programa de tratamento de longo prazo visando atenuar o máximo possível a causa do problema, na maioria dos casos é possível sentir os efeitos positivos logo nas primeiras sessões.

2 – Terapia voltada ao alívio das dores

A dor é uma condição que muitas vezes faz o paciente testar e abusar de terapias e medicamentos que podem não surtir efeito a curto e longo prazo. A quiropraxia permite que o paciente alivie essas dores e incômodos que minam a qualidade de vida, e tenha maior tranquilidade para estipular um programa de tratamento mais eficiente para combater a origem dessas dores.

3 – É um tratamento seguro e não invasivo

A quiropraxia é um tratamento com pouquíssimas contraindicações, muita segura e nada invasiva. As sessões são feitas apenas com as mãos do profissional e poucas ferramentas, sendo indolor e produzindo um grande relaxamento instantâneo.

4 – Um amigo das articulações

A terapia é uma das grandes aliadas das nossas articulações. Pessoas que sofrem com problemas articulares e nos tendões, como a tendinite, costumam encontrar na quiropraxia um caminho para o alívio dessas dores, permitindo que possamos produzir mais e melhor.

5 – Um potencializador da saúde mental

Pode não fazer sentido para você, mas o bom alinhamento da coluna vertebral e de outras estruturas do nosso corpo contribuem de forma positiva para o equilíbrio da saúde mental. Muitos pacientes que buscam se tratar com um especialista em quiropraxia conseguem sentir benefícios em outros sintomas não motores, como a ansiedade e depressão. É como diz o ditado: corpo são, mente sã!

6 – Postura alinhada

A quiropraxia é uma ferramenta fundamental na promoção de uma postura alinhada, que não sobrecarrega as estruturas fundamentais do nosso organismo, como os nervos. Os pacientes que realizam um programa completo de quiropraxia conseguem sentir a reeducação que a terapia fornece a postura, fortalecendo e alinhando os pontos essenciais da coluna, permitindo que vivamos uma vida muito mais tranquila e qualificada.

7 – Quiropraxia é sinônimo de qualidade de vida

Qualidade de vida engloba diversos fatores que contribuem para a nossa saúde, incluindo fatores físicos e mentais. A quiropraxia busca equilibrar todos esses aspectos do dia a dia do paciente, focando em fornecer uma rotina sem dores ou desconfortos.

O diagnóstico é fundamental para o sucesso da terapia

É importante ressaltar que o diagnóstico é parte fundamental do tratamento, pois é através dele que serão definidos quais as técnicas aplicadas e como será estruturado o programa de reabilitação.

Além do histórico de saúde do paciente, os profissionais costumam realizar alguns exames clínicos detalhados que incluem:

  • Análise da postura;
  • Alguns exames ortopédicos;
  • Alguns exames neurológicos;
  • Toque das articulações, músculos e outras áreas de incômodo do paciente.

Quando preciso, alguns exames como tomografia, radiografia e ressonância magnética também podem ser solicitados. O programa traçado levará em consideração todos esses fatores, incluindo a gravidades das dores e males que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético para estipular o tratamento.

Onde a quiropraxia pode atuar?

A terapia pode ser aplicada de maneira alternativa e complementar para casos de:

  • Dor no ombro;
  • Dor no pescoço;
  • Dor na coluna;
  • Dor de cabeça;
  • Dor lombar;
  • Fibromialgia;
  • Tensão muscular;
  • Hérnia de disco;
  • Dor ciática;
  • Problemas de articulação do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e outros;
  • Correção de postura;
  • Lesões e acidentes variados.

Procure sempre por profissionais qualificados para estipular o melhor programa de reabilitação para o seu caso

A quiropraxia é uma técnica secular, surgida em meados de 1895, a partir do médico canadense David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Ao longo dos anos, a técnica foi ganhando novos adeptos e expandindo sua área de atuação, atualmente sendo uma terapia complementar muito requisitada e indicada por profissionais de todos os espectros da medicina tradicional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.