Pilates emagrece? Essa é uma das perguntas mais comuns por quem anda buscando uma atividade que possa fornecer um emagrecimento gradual e saudável.
O fato é que muitas pessoas ainda ficam inseguras sobre qual atividade começar e quais os benefícios que cada prática esportiva pode fornecer ao corpo. Nesse artigo você vai descobrir se o Pilates emagrece, para o que a atividade é destinada e os principais benefícios dela. Vamos lá?
Pilates emagrece mesmo?
Sim. O Pilates é uma atividade física que ajuda no emagrecimento, porém, é preciso fazer algumas importantes considerações:
1 – O Pilates é uma atividade criada para ajudar no tratamento e reabilitação de diversas patologias, sendo uma modalidade que busca contemplar o corpo inteiro como um todo.
Em outras palavras, o objetivo da modalidade é fornecer um controle consciente de todos os movimentos realizados por nós, proporcionando o equilíbrio das forças do corpo.
Nesses termos, o Pilates oferece diversos benefícios, e um deles é ajudar no emagrecimento. Ou seja, a modalidade pode ter aulas focadas na reabilitação de uma hérnia de disco, por exemplo, como uma aula focada na prevenção de lesões ou no emagrecimento.
2 – O Pilates reúne uma gama grande de exercícios voltados ao aumento da flexibilidade e tonificação dos músculos, além de combater dores, melhorar a postura, aumentar a força, tonificar e favorecer a formação de músculos.
O aumento da massa muscular contribui para a aceleração do metabolismo, pois os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, o que é fundamental para eliminar peso.
3 – De maneira geral, o emagrecimento não é o principal objetivo do Pilates, e se recomenda para os alunos que buscam esse objetivo que sigam uma dieta balanceada orientada por um nutricionista para que os resultados sejam realmente expressivos.
Como o Pilates pode ajudar no emagrecimento?
Como dito acima, o Pilates ajuda no emagrecimento através de diversos exercícios que trabalham o corpo todo, tonificando os músculos da barriga, pernas, braços e glúteos, aumentando o tônus e a força muscular, o que contribui para acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento.
Além disso, o Pilates melhora a disposição, fazendo com que o aluno tenha mais energia e ânimo para fazer outras atividades que ajudam no emagrecimento.
O Pilates também é uma ótima forma de reduzir o estresse e a ansiedade, que muitas vezes são os principais fatores que levam à alta ingestão de calorias, contribuindo para o ganho de peso. Com isso, o aluno consegue controlar com mais eficiência a vontade de comer alimentos mais calóricos.
A modalidade também é considerada uma atividade relativamente simples, sem grande impacto se comparada com outras atividades mais desgastantes, sendo uma boa forma de iniciar a prática de exercícios físicos, principalmente para pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade.
Leia aqui sobre Para que serve a Quiropraxia
Quantas calorias se queima no Pilates?
No Ginásio Ohl, a duração das aulas de Pilates na Vila Nova Conceição costumam ser de 1 hora com um gasto calórico médio de 200 a 400 calorias, dependendo dos exercícios e intensidade empregados.
Alguns estudos indicam que a prática de Pilates, quando regulares, bem feitas e acompanhadas de uma boa reeducação alimentar, conseguem produzir resultados positivos em até 8 semanas, reduzindo o peso corporal, diminuindo o IMC, tonificando a cintura e diminuindo a barriga e circunferência dos quadris.
Os principais benefícios do Pilates
Além do Pilates ajudar a perder peso ele possui muitos outros benefícios. O primeiro e mais importante é que a modalidade pode ser praticada por idosos, adultos, crianças, adolescentes e gestantes, o que torna a modalidade realmente universal. Além disso, é possível listar alguns bons benefícios, tais como:
- Fortalece os músculos, prevenindo lesões;
- Auxilia na recuperação de lesões;
- Melhora do equilíbrio, postura e respiração;
- Promove a tonificação dos músculos;
- Aumenta a flexibilidade;
- Aumenta a concentração;
- Alivia o estresse;
- Melhora a mobilidade e a coordenação motora;
- Diminui as dores nas costas e previne a incontinência urinária, no caso das gestantes;
- Ajuda no aumento de rendimento em outras atividades físicas.
O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessária muita concentração e controle da respiração para que os movimentos sejam realizados da maneira correta e se possa ter vários benefícios.
Concluindo. O Pilates emagrece, mas para otimizar o emagrecimento, é fundamental associar a prática do Pilates com um programa aeróbico que vise perda de peso, assim como uma dieta específica para termos um bom e seguro meio de se emagrecer de forma saudável.