Você está satisfeito com o dentista da sua família?

Precisando procurar um novo dentista? Há coisas que você precisar saber e se certificar antes de escolher um bom profissional da área odontológica. Por exemplo, deve-se verificar os dias e horários que a clínica dentária abre e funciona, quais recomendações e informações você possui de outros pacientes que frequentam lá e o valor médio da consulta. Você também pode escolher seu dentista por ser recomendado, por exemplo, por um membro da família, colega ou outra pessoa em quem realmente confia.

paciente sorrindo

Antes de decidir qual dentista escolher, você deve fazer uma pesquisa e estudo para ter certeza de estar fazendo a melhor escolha possível.
Se você está mudando de casa para um lugar bem longe da atual residência, e o novo destino não possui recomendações de clínicas dentarias, você pode perguntar para seu atual dentista se ele não pode recomendar ou indicar algum outro profissional.

Ter um bom relacionamento com seu dentista é importante, porque você terá um relacionamento de longo prazo com ele, isso é o que espera o Dr. Mário Sergio, da Clínica Odontológica Olindense. Converse com ele para tirar suas dúvidas e sempre ter as informações necessárias para optar pelo melhor e mais adequado tratamento. Uma boa relação também é admirável para lhe auxiliar a enfrentar os famosos medos e receios que as clínicas dentárias e seus aparelhos barulhentos e assustadores causam nos pacientes.
Veja abaixo um vídeo de um canal de humor mostrando uma visita ao dentista:

O que considerar antes de escolher seu dentista é:

Quais horários para consulta estão disponíveis e se eles se encaixam perfeitamente nos dias que você tem disponibilidade.

A distância até o dentista também pode ser crucial, se a clínica é de fácil acesso, perto do trabalho ou de casa.

dente branco

A identificação e uma boa relação com dentista também são questões importante que devem ser verificadas para garantir o atendimento odontológico esperado e adequado.

Se o dentista pretendido é devidamente registrado e credenciado pela Associação Brasileira de Odontologia e como eles olham para o que você chama de odontologia preventiva, isso é algo que você pode ouvir sobre, quando você se consulta com um profissional.

Como o dentista trata o paciente, sua paciência e cuidados são importantes, como eles são e como eles se sentem. Você deve se sentir confortável e relaxado durante o tratamento, isso é muito importante para o bom andamento do procedimento odontológico.
Certifique-se de como funciona a recepção e o atendimento da clínica, qual a logística padrão do recinto, e em caso de emergência, qual procedimento é tomado para que você possa ser muito bem atendido.

Os preços também são uma parte importante para descobrir se vale a pena escolher tal profissional, ou se ele está cobrando um preço absurdo pelo serviço prestado. Hoje em dia a internet ajuda muito com esse tipo de pesquisa, faça uma busca completa antes de fechar qualquer acordo.

instrumentos dentista
Outro fator importante é entender e aceitar as regras e protocolos da clínica, quando o assunto é cancelar uma consulta pré-agendada. Algumas clínicas cobram uma taxa adicional caso você tenha que cancelar uma consulta em cima da hora, e pode ser muito difícil conseguir um horário novo disponível. Verifique atentamente qual prazo você possui para cancelar sua consulta sem precisar pagar um valor por isso.