Os Benefícios do Ballet Barre Pilates

Hoje aqui no Flux-CMS vamos falar de um assunto um pouco diferente… vamos falar de uma das versões do Balé Fitness!
As aulas de Ballet Barre Pilates utilizam músicas atuais e alternam exercícios de fortalecimento e alongamento. O objetivo é chapar a barriga, tonificar os braços, levantar o bumbum e esculpir as pernas.
A barra de balé é usada como apoio e ponto de equilíbrio, normalmente substituída pelo apoio da cadeira, quando o treino é feito em casa.

adultos-ballet-barra

adultos-ballet-barra

O apoio é essencial para trabalhar músculos densos e longos, e queimar gordura localizada.
Os exercícios exigem atenção ao fortalecimento dos músculos centrais, como o abdômen, e pode melhorar muito a postura, mas há muitos outros benefícios que você verá a seguir.
Embora seja um desafio, o treino é muito divertido!
Você pode sentir a evolução a cada dia de prática, pois os exercícios proporcionam o fortalecimento geral do corpo, contribuindo para o equilíbrio de forças, alinhamento e balanceamento. Além disso, a técnica inclui alongamentos entre as séries, ou mesmo durante os exercícios de força e resistência, que além de potencializar o ciclo do condicionamento físico, deixa aquela sensação de estar mais leve e flexível.

Características e benefícios do Ballet Pilates Barre:

1. Fácil para as articulações

Os movimentos pequenos e controlados reduzem a pressão sobre as articulações, tendões, ligamentos e vértebras. A prática regular melhora consideravelmente o centro de equilíbrio do corpo, a força, a resistência e a postura. Aumenta a consciência corporal e diminui lesões exponencialmente.

2. Não precisa de experiência

Os instrutores sabem que cada pessoa tem diferentes corpos e metas de condicionamento físico. Não se preocupe por não ter nenhuma experiência de dança, a técnica inclui conhecimentos básicos e essenciais de balé, suficiente para guiá-la de maneira correta. Cada pessoa pode ser desenvolver o seu próprio ritmo de exercícios.
As professoras frequentemente oferecem opções diferentes para o mesmo treino, assim, você pode escolher qual opção ou ritmo vão lhe beneficiar mais. Muitas praticantes ficaram surpresas com a facilidade em aprender os movimentos.

3. Treino completo do corpo

As aulas de Ballet Barre Pilates são realmente um treino de corpo inteiro. Você irá sair satisfatoriamente “exausta” após uma aula, pois a sensação é a de que você foi impulsionada, fortalecida, alongada e revigorada. O conjunto de pequenos músculos é acionado reverberando em conjuntos musculares maiores, o que gera um fortalecimento de “dentro para fora” e de forma total.

4. Exercícios isométricos

Os movimentos focados em partes do corpo, com muitas repetições, alongamentos intencionais e sustentação (também conhecidos como movimentos isométricos) são projetados para se concentrar em determinados músculos.
Juntamente com os exercícios de equilíbrio, os músculos do eixo corporal têm que trabalhar mais, por isso ocorre também a tonificação de músculos de “maneira orgânica”, ou seja, enquanto você se posiciona em determinada postura, a musculatura será acionada automaticamente.

5. Modificações

Os alunos podem limitar ou expandir a sua amplitude de movimento para atender às suas necessidades específicas de condicionamento físico. Os exercícios vêm acompanhados de modificações necessárias quer que você seja um iniciante, tenha uma lesão ou que precise de mais de um desafio.

6. Flexibilidade

A maioria dos exercícios de barra e chão são seguidos de alongamentos para manter os músculos longos e tonificados. Às vezes as pessoas são flexíveis, sem força, ou fortes, sem flexibilidade. Para criar músculos magros e longos, você precisa de força e flexibilidade. Isso incentiva-o a desfrutar de uma vida mais longa e ativa, com menos lesões.

7. Sempre divertido

O tempo passa rapidamente na classe de ballet fitness com Pilates devido aos movimentos rápidos, a variedade de exercícios, a música alegre, a coreografia, sempre em mudança e a motivação dos professores. Nunca é a mesma aula duas vezes!

8. Perda de peso e queima de calorias

Muitos exercícios se concentram nos grupos de grandes músculos do corpo, incluindo as coxas e os glúteos. Quanto maior é a massa muscular, mais calorias são queimadas. O treino ajuda a construir uma massa muscular mais firme e magra e elevar a sua taxa metabólica em repouso, ajudando a queimar mais calorias.
Ainda mais importante do que a perda de peso real, as aulas auxiliam na composição de seu corpo, fazendo você se sentir e parecer mais longa, refinada e magra. Além disso, a combinação de treinos com uma dieta saudável vai ajudar você a alcançar resultados ainda melhores.

9. Resistência

Os exercícios de resistência ampliados na barra, estão destinados a grupos de músculos centrais que, muitas vezes, são esquecidos em treinamentos convencionais.
Porém, as aulas regulares acabam por fortalecer musculaturas mais internas de forma espontânea. Por exemplo, comparando com os esquiadores e praticantes de snowboard, eles notam um melhor alinhamento dos joelhos, maior equilíbrio e força no quadríceps etc.ballet pilates aula
Os jogadores de golf podem sentir uma maior amplitude de movimento do quadril, ajudando a criar um melhor swing. Os corredores e ciclistas podem ter maior resistência, maior velocidade e menor impacto nas articulações dos joelhos e tornozelos.
Assim, o treino com ballet irá desenvolver outras habilidades além dos objetivos planteados, como maior desenvoltura, equilíbrio, agilidade, consciência espacial e corporal, sensibilidade e outros.

10. Resultados rápidos.

Se você fizer aulas de 2 a 3 vezes por semana, o mais provável é que note as mudanças em apenas um mês. Isso inclui uma melhora na postura, coxas mais definidas, braços mais fortes e magros, abdômen mais lisinho e um bumbum mais firme.