Alimentação e Refeições Delivery durante o COVID – Vale a Pena?

Alimentação e refeições delivery: a importância, as principais vantagens de comer por delivery e como se proteger durante tempos de pandemia global

De uns tempos para cá, é notório que a tecnologia tem nos possibilitado uma gama grande de maneiras para termos mais conforto e praticidade em diferentes atividades do nosso dia a dia. O exemplo mais claro em tempos de pandemia é a alimentação e refeições delivery, oferecendo mais facilidade para fazer pedidos de comida em sua casa, se tornando um serviço essencial para qualquer restaurante ou bar que queira se destacar no mercado.

A verdade é que independente da crise sanitária que nos atinge, levar horas para preparar uma refeição e demorar alguns minutos para perceber que já terminou e a cozinha está só te esperando é uma realidade cruel. Nesses termos, o serviço delivery de marmitas caiu no gosto das pessoas e virou um hábito que ganhou ainda mais importância em nossa realidade atual.

Por que a alimentação delivery é tão importante?

O setor de alimentação é, sem dúvidas, um dos poucos setores econômicos que permanecem estáveis mesmo em cenários de oscilação econômica. Mesmo quando vemos ativamente as pessoas com recursos mais limitados e deixando de comer em restaurantes para realizar refeições em casa, o delivery de comida valoriza-se ainda mais, principalmente na produção de refeições prontas a preços acessíveis.

entregador ifood

Aqui está o ponto mais interessante da importância do delivery em nosso cotidiano: ele é bom para a família toda. Sim, é um mercado que abre espaço para diferentes tipos de serviços e demandas, englobando todo tipo de consumidor.

Vantagens da comida delivery

A alimentação delivery também produz uma série de vantagens para quem consome, além do fator alimentação. Dentre os principais podemos listas:

1 – Não é preciso cozinhar:

Parece um fator óbvio, mas não precisar tirar 50 minutos para cozinhar algo faz uma grande diferença no final do dia. A verdade é que muitas pessoas possuem uma rotina muito atarefada e dinâmica, e nem sempre dispõem de tempo e aptidão para cozinhar algo. Nesses termos, a marmita delivery resolve não só a questão da alimentação, como também ajuda no fator tempo.

2 – Não é preciso lavar a louça:

Outra vantagem que engloba o fator tempo: a louça. Cozinhar em casa é uma tarefa que pode ser relaxante para uns, mas totalmente estressante para outros. Dentre os principais motivos para isso: encarar a louça suja. Panelas, potes, pratos, talheres, fogão… tem dias que não há espírito para encarar tarefas como essa. Ao pedir comida pelo delivery você irá poupar seu tempo, claro, no máximo lavando poucos pratos e talheres.

mulher cozinhando refeicao

3 – Não é preciso fazer grandes compras no mercado:

Para cozinhar, é preciso muito mais que tempo e disposição, como também os ingredientes. Para isso é necessário encarar filas no mercado, estacionamento cheio, empacotar, descarregar, desempacotar, guardar… ufa. Com o serviço delivery você irá se preocupar apenas em comer e colocar o recipiente onde veio a comida no lixo.

4 – Não se esquece nunca de datas importantes:

Esqueceu aquela data importante? E agora? O serviço delivery também serve para você oferecer uma refeição diferente para alguém especial em uma data importante. Mais do que isso, é uma bela maneira de comemorar um aniversário de namoro, casamento, promoção… o delivery resolve o problema e ainda garante uma boa impressão.

5 – Diversificar o cardápio:

A comida delivery também nos possibilita diversificar o cardápio. Quando cozinhamos em casa, nem sempre se compra ou utiliza vários ingredientes diferentes, seja para não estragar algo aberto ou mesmo para aproveitar algo já cozinhado que pode estragar na geladeira. Com a comida delivery, você pode diversificar seu cardápio, optando por um prato mexicano, japonês, chinês, italiano. Ou então buscar por uma marmita mais saudável, vegana, light, low-carb, gourmet… o leque é enorme.

marmita congelada

6 – Comer mais por menos:

Você deve estar se perguntando quanto vai ficar tudo isso, não é mesmo? Pois o mais incrível é que é possível comer mais por menos quando o assunto é marmita delivery. Claro, se você tem uma família inteira para alimentar todo dia, talvez não seja prudente ficar apenas no delivery. Entretanto, muitas pessoas utilizam o delivery como forma de alimentação diária. Cupons, descontos, promoções, tudo sem sair de casa. Quanto mais se pede mais vantagens se tem.

7 – Não importa o clima:

Faça chuva ou faça sol, você irá comer um delicioso pedido sem sair de casa. E o melhor, na comodidade do seu lar. Afinal, quem nunca pediu uma pizza quentinha em um dia de frio para assistir um filme debaixo das cobertas?

8 – Não precisa se preocupar com o look:

Se existe uma coisa melhor do que se arrumar para jantar em um restaurante é colocar aquele pijama confortável e pedir um delivery. Por mais legal que seja estar em um ambiente animado com boa comida, o conforto do lar também é uma boa pedida para todas as horas.

Devo me preocupar com o serviço delivery durante a pandemia?

Muita gente que anda solicitando refeições em casa está com dúvidas sobre a confiabilidade de pedir comida fora em tempos de Coronavírus. A verdade é que é seguro sim pedir comida por delivery, mas claro, com alguns cuidados. Até o momento, não há registros de que se possa contrair o vírus por comida embalada.

Para ter as precauções necessárias, o primeiro passo para evitar o contágio está no cuidado na hora de retirar o produto com o entregador. O portador dos pacotes precisa ter toda a proteção em dois momentos: quanto está retirando o alimento no restaurante e quando vai deixá-lo com o cliente. Não pode haver contato nessa situação e, em qualquer situação, desembale os produtos e lave as mãos com sabão em abundância como prevenção.

Confira algumas recomendações para evitar o contágio ao pedir comida delivery:

Para quem mora em edifícios, peça que o entregador deixe o produto em compartimentos específicos (que devem ser constantemente limpos) do condomínio a fim de evitar a proximidade física. Se não for possível, mantenha, no mínimo, 1 metro de distância um do outro. Diversos aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi já estão oferecendo a opção de entrega sem contato.
Opte sempre pelo pagamento por aplicativo, quando possível. Caso precise pagar na hora da entrega, prefira os cartões de débito ou crédito e mantenha uma distância segura.
Quando pegar a encomenda, abra a embalagem e a transfira para um recipiente limpo. Os descartáveis podem, em tese, estar contaminados pelo contato, por isso pode-se limpá-los com álcool em gel e, claro, sempre limpar as mãos. Entretanto, é sempre bom frisar que não há qualquer caso registrado ou conhecido de pessoas que tenham ficado doentes dessa maneira.

Ao que tudo indica o mercado de delivery vai muito além da conveniência ou praticidade, criando tendências das mais sofisticadas as mais populares, em crises ou em momentos de crescimento.

No momento, a busca pela saúde e bem-estar está em alta, o que envolve a boa venda de refeições apropriadas para pré e pós-treinos, para pessoas com intolerâncias e alergias, na criação de refeições nutricionais, balanceadas, alimentos orgânicos e muito mais. O fato é que a alimentação e refeições delivery se mantém como uma tendência que deve se expandir ainda mais nos próximos anos.